11ª Maratona de Programação - 2024


Em um mundo cheio de desafios, nada melhor que começar a treinar suas habilidades e competências para resolução de problemas. A Maratona de programação é um evento que promove nos alunos a capacidade de trabalho em equipe e visa o desenvolvimento de programas para a soluções de problemas, e sob pressão.

O evento tem duração de 4 horas e vence a equipe que conseguir resolver o maior número de problemas, no menor tempo possível.
O período para as inscrições das equipes será de 02/04/2024 até o dia 05/11/2024 em formulário que será disponibilizado em breve.
O evento será realizado no dia 30/11/2024 das 8h às 12h.
Recomendamos que acessem os materiais de apoio dos anos anteriores e se preparem para participar.

Aos professores que ainda não conhecem esta atividade, terão a oportunidade de participar em abril do WORKSHOP "Maratona de Programação como ferramenta de apoio em componentes curriculares", para conhecer melhor o evento e dicas de como aplicar em sala de aula. Este Workshop será realizado em 11/04 às 10h00, com transmissão pelo YouTube na canal da Robótica Paula Souza, onde todos os professores e alunos poderão acompanhar e participar via chat.
Os professores podem se inscrever através do Portal do Participante.

Mais informações sobre o evento:
-Desafio: Modalidade de competição virtual com objetivo de resolver o maior número de problemas em um menor tempo possível, usando muita lógica, interpretação de texto, matemática e alguma linguagem de programação.
-Eixo específico: Informação e Comunicação
-Áreas complementares: Matemática e Língua Portuguesa
-Conteúdos específicos: Lógica de Programação, Linguagem de Programação C, C++, Java e/ou Python
-Integrantes: máximo 3 alunos (inclusive com alunos de séries e cursos diferentes)
-Papel dos professores: Apresentar e Incentivar a participação dos alunos, orientar as equipes, organizar laboratório e atuar como staff no dia do evento.

REGULAMENTO 11ª MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

ATENÇÃO ALUNOS: INSCRIÇÕES DAS EQUIPES até 05/11 - FORMULÁRIO

Plataforma BEECROWD

A plataforma BEECROWD em Java, usa como padrão o nome da classe Main, e não o nome indicado no enunciado do desafio. Isso é específico para Java.

LINGUAGEM JAVA
import java.util.Scanner;

public class Main{

  public static void main(String[] args) {
    
    Scanner sc = new Scanner(System.in);
    int a, b, c, d, diferenca;
    
    a = sc.nextInt();
    b = sc.nextInt();
    c = sc.nextInt();
    d = sc.nextInt();
    
    diferenca = ((a*b)-(c*d));
    
    System.out.println("DIFERENCA = "+diferenca);
  }
}
LINGUAGEM C++
#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main() {
 
    int a, b, c, d, diferenca;
    
    cin>>a;
    cin>>b;
    cin>>c;
    cin>>d;
    
    diferenca = ((a*b)-(c*d));
    
    cout<<"DIFERENCA = "<<diferenca<<endl;
    
    return 0;
}
LINGUAGEM C
#include <stdio.h>
 
int main() {
    int a, b, c, d, diferenca;
    
    scanf("%d",&a);
    scanf("%d",&b);
    scanf("%d",&c);
    scanf("%d",&d);
    
    diferenca = ((a*b)-(c*d));
    
    printf("DIFERENCA = %d\n",diferenca);
    
    return 0;    
}
LINGUAGEM PYTHON
main()

a = int(input())
b = int(input())
c = int(input())
d = int(input())

diferenca = (a * b) - (c * d)

print("DIFERENCA = %d" %diferenca)






 

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